terça-feira, 1 de março de 2011

Fui comprado por Jesus, e você?

As histórias de várias pessoas na Bíblia são tecidas tão próximas que elas se tornam quase inseparáveis. Conhecemos mais sobre seu relacionamento do que sobre sua individualidade. E em uma época individualista, suas histórias tornam-se úteis exemplos de bons relacionamentos. Noemi e Rute são belos exemplos desta mistura de vidas. Suas culturas, históricos familiares e idades eram muito diferentes. Como sogra e nora, elas provavelmente tiveram tantas oportunidades para tensão como para ternura. E ainda assim estavam ligadas uma à outra.

Elas compartilhavam uma grande tristeza, um grande afeto uma pela outra e um grande compromisso para com o Deus de Israel. E ainda que dependessem tanto mutuamente, também deram liberdade aos seus compromissos. Noemi estava disposta a deixar Rute retornar à sua família. Rute estava disposta a deixar sua pátria e ir para Israel. Noemi até mesmo ajudou a organizar o casamento de Rute com Boaz embora ciente de que isto mudaria a convivência entre as duas.
Deus estava no centro destes acontecimentos. Rute conheceu o Deus de Israel através de Noemi. A sogra permitiu que a nora visse, ouvisse e sentisse toda a alegria e angústia de seu relacionamento com o Senhor.


Com que frequência você sente que seus pensamentos e perguntas sobre Deus devem ser omitidos de uma amizade pessoal? Com que constância você compartilha seus pensamentos particulares sobre o Senhor com seu cônjuge ou amigos? Falar abertamente de nossa comunhão com Deus pode trazer profundidade e intimidade para nossa comunhão com outras pessoas.
Houve um período na história dos americanos em que, a cada compra, o cliente recebia a nota fiscal e uma quantidade de selos verdes. Quando o cliente guardava um determinado número de selos, podia voltar à loja e trocar por "bons produtos". As senhoras normalmente optavam por ítens práticos, como louça para o dia-a-dia ou um liquidificador. As crianças sonhavam com rádios transistorizados e bolas. Essas importantes trocas aconteciam num lugar chamado "centro de resgate".
Resgate - Esta é uma palavra que não usamos muito hoje em dia, mas que está presente na teologia bíblica. No livro de Rute, vemos um maravilhoso exemplo de resgate. Rute e sua sogra, Noemi, eram duas viúvas que tentavam se sustentar com muitas dificuldades na terra de Israel, durante a época dos juízes. Foi uma época perigosa, especialmente para mulheres sozinhas e desprotegidas.
Mas de repente (e soberanamente), a perspectiva daquelas duas mulheres se transformou. Rute acabou recolhendo espigas nos campos de um homem importante chamado Boaz. Quando Rute contou isso à sua sogra, Noemi exclamou:


"Esse homem é nosso parente chegado e um dentre os nossos resgatadores" (Rute 2.20).

Nos dois capítulos seguintes, aprendemos o significado de resgatador. Na condição de parente próximo do marido morto de Rute, Boaz voluntariamente pagou o preço de proteger Rute e suprir as necessidades tanto dela quanto de sua sogra. Ele se casou com Rute e deu a ela um herdeiro. Foi um ato de grande expressão, até mesmo nobre. Ele libertou Rute e Noemi de sua situação precária e lhes deu um futuro mais seguro.

O resgate ou redenção, da qual a história de Rute e Boaz é uma ilustração viva, é o tema principal do Novo Testamento. A primeira palavra grega usada para comunicar esta idéia é uma palavra de uso comercial que significa "adquirir alguma coisa no mercado". Mas, quando usada em referência a Cristo e à salvação, a palavra assume um significado teológico muito importante. Paulo modificou esta palavra em Gálatas 3.13 e 4.5 utilizando uma preposição, de modo que o termo, literalmente, significasse "comprar alguma coisa e retirá-la do mercado". Em essência, Paulo estava dizendo que, por sua morte na cruz, Cristo havia comprado o nosso perdão. Estávamos sob a maldição da lei, escravizados ao pecado e destinados à morte eterna. Mas Cristo nos resgatou. Ele pagou o preço para nos tirar de nosso estado deplorável e de nossa triste condição.
É de se imaginar que colecionar aqueles selos para depois trocá-los por alguma coisa demorasse uma eternidade, especialmente quando se pensava em algo de maior valor. O custo era alto. A espera, agonizante. Ficar lambendo todos aqueles selos e colá-los no livro era horrível.
A redenção de Jesus Cristo não é assim. Você não precisa esperar. Ela pode ser sua hoje. E o melhor de tudo é que ela é gratuita, pois Jesus já pagou todo o preço da compra com o seu sangue derramado na cruz.
Amados,


"pela graça sois salvos, mediante a fé (em Jesus); e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2.8-9).

Autor: Adail Campelo

By Lu Lopes

0 comentários:

Postar um comentário