quinta-feira, 7 de abril de 2011

PROVÉRBIO RECHEADO

1 – JOVEM, SE VOCÊ tomar posse das minhas palavras e guardar os meus mandamentos em seu coração,
“Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (Jo 14.23)
2 – terá ouvidos capazes de perceber a verdadeira sabedoria e um coração pronto a receber a verdade.
“Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. (Jo 8.31-32)
3 – Se você pedir inteligência e compreensão a Deus,


4 – se procurar a sabedoria como um tesouro escondido ou uma grande fortuna em dinheiro,
5 – você certamente vai encontrar. Saberá enfim o que significa honrar e obedecer ao Senhor, o que é conhecer a Deus.
“porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos”. (1 Sm 2.30b)
6 – É o Senhor Quem dá a sabedoria. Da Sua boca vem a compreensão e a verdade.
7 – Tudo isso Ele oferece a Quem O ama e obedece. Ele é um escudo que protege quem obedece a Deus de todo o coração.
“O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio”. (Sl 18.2)
8 – Ele separou o caminho da sabedoria para os justos; Ele mesmo protege e guarda o caminho por onde os justos devem andar.
“Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Quem é prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão”. (Os 14.9)
9 – Deus fará de você uma pessoa justa, equilibrada e que sabe tomar decisões certas.
10 – Porque a sabedoria estará no centro de sua vida e você se alegrará em conhecer a verdade.
11 – O bom senso e a inteligência protegerão você de decisões erradas.
12 – Eles não deixarão que você ande pelo caminho do mal, ou viva junto do homem que só sabe criticar e ofender os outros.
13 – Eles afastarão você dos homens que preferem andar pelos escuros caminhos do pecado em vez de andar pelo caminho da justiça,
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”. (Sl 1.1-2)
14 – que ficam alegres quando praticam o mal e vêem outros cometer crimes e maldades.
15 – Eles nunca fazem nada de bom pois seus caminhos são tortos e sempre se desviam da verdade.
16 – A sabedoria do Senhor pode livrar você das palavras doces e mentirosas da prostituta,
17 – da mulher que abandona seu marido, sem se lembrar que o casamento é um compromisso feito perante Deus.
18 – Quem freqüenta as casas dessas mulheres põe em risco a própria vida; quem anda com elas se dirige diretamente para o reino dos mortos.
19 – Os homens que se envolvem com prostitutas entram num mau caminho, para o qual não há volta; nunca poderão recuperar o que perderam, sua própria vida.
20 – A sabedoria fará você andar pelo caminho certo, o caminho dos justos.
21 – Pois os justos aproveitarão todas as coisas boas que a vida tem para oferecer; a terra pertencerá a quem obedeceu a Deus de todo o seu coração.
22 – Os homens maus e mentirosos desperdiçarão suas vidas e por fim serão eliminados da terra.


Lu Lopes

0 comentários:

Postar um comentário